quinta-feira, 22 de julho de 2010

Refletindo sobre o futuro

Há algum tempo, uns 10 anos mais ou menos, venho pensando no meu futuro, o que eu quero pra mim e o que não quero. A lista de ambos os pontos, positivos e negativos, é imensa. Não muito clara e definida, mas que dá pra dizer que tenho idéia onde e como quero estar daqui a algum tempo.
E como muda, não? A cada ano que passa incluo pontos e excluo outros. Naquela lista de ano novo, aproveito e reavalio meus planos para o futuro, 1 ano é muito pouco pra ser planejado, 1 ano apenas é consequencia. Você plantou no ano anterior, vai colher neste ano que inicia. Fato.
Quer planejar qualquer coisa, planeje a longo prazo. Comece fazendo um exercício simples: onde e como você quer estar daqui 5, 10, 25 e 50 anos? Já pensou nisso? Não? Deveria.

Agora é a hora de pensar no futuro, traçar metas pessoais. Só sonhar não adianta, tem que colocá-las no papel e a partir disso traçar um caminho. Isso mesmo, num papel em branco coloque um ponto inicial, abaixo, e a meta na diagonal, mais acima. Agora faça uma escada, com vários degraus. Terminou? Agora nomeie cada degrau com os obstáculos e etapas que terá que vencer para chegar no objetivo. Fácil, não? Óbvio que não. Primeiro você tem que saber onde quer chegar e isso é, sem dúvida alguma, o mais difícil. Faça uma escada pra cada objetivo. Chato, né? Chato é não fazer e deixar vida te levar.... deixa a vida me levar, vida leva eu... só em música, né. Assuma o controle.

E quantas vezes no meio do caminho achamos que estamos fazendo tudo errado? Eu tenho sempre estes momentos. Me cobrando principalmente das oportunidades que perdi e dos erros grosseiros que cometi. Patcha vida, como eu erro.
Muitas vezes acho que deveria relaxar um pouco no meu planejamento de vida, mas logo volto ao foco e tenho a certeza que tenho feito o melhor, pra mim. Eu sei onde quero chegar, como quero estar, o que ainda quero realizar. Falta muita coisa. Coisas até que nem sei como e quando começar, mas quero. Quero muito e muitas coisas. E poucas delas são financeiras ou relativas a posses, por incrível que pareça. Quero algum dia me orgulhar dos meus filhos, das suas atitudes, do seu caráter e educação. Quero uma mulher companheira pra vida toda, aquelas que andam ao lado, rindo e chorando juntos, parceira pra qualquer hora mesmo. Quero ter sido responsável pela evolução de algumas pessoas, aquelas que "adotamos" no decorrer da vida. Quero retribuir de todas as formas aos queridos que me tornaram o que sou, meus pais. Quero ter tantos amigos verdadeiros que precisaria fazer festas de mais de um dia pra reunir todos. Quero chegar numa idade em que deixar herança será o de menos, quero deixar para os sucessores exemplos, bons e ruins, para que escolham o seu próprio caminho. Passaria dias falando o que quero...

Não vamos deixar os outros escolherem o nosso destino. Somos livres para fazer as nossas escolhas, basta um pouco de coragem para dizer não ao que não te serve mais e ousadia para dizer sim ao que te brilha os olhos. As escolhas nem sempre tem resultados imediatos. Quem precisa de resultados imediatos, se temos a vida toda pra colher o que estamos plantando? Pense nisso.

O futuro você faz todo dia, a cada escolha, a cada renúncia, a cada atitude.

Um comentário: