sábado, 26 de março de 2011

Eu não participo da Hora do Planeta

Eu não participo da Hora do Planeta. Sabe o por que?

A minha hora do Planeta é todo dia, quando fecho a torneira na hora de escovar os dentes, quando desligo as luzes dos cômodos que não estou utilizando, quando desligo o monitor do computador, quando uso combustível mais ecológico no carro, quando separo o lixo para reciclagem, quando compro papéis provenientes de madeiras de reflorestamento, etc.

Existem formas e formas de conscientizar as pessoas de algo. Fazer sentir pela falta é uma delas (A Hora do Planeta). Eu não acredito que seja a mais eficiente, mas é a mais bonita de ser vendida, já que vão filmar as cidades se apagando, vai gerar mídia espontânea, vai sair selinho de apoio pra cá e pra lá.... coisa linda hein.
Na mesma linha, se é pra fazer todos sentirem a falta, por que não obrigar as companhias elétricas a desligarem a energia de todo mundo durante a Hora do Planeta? Aí sim...

Sou a favor de direcionar toda essa grana investida em publicidade politicamente correta em iniciativas para oferecer opções de substituição as pessoas. Menosprezamos a inteligência alheia. Aposto com quem for que, se alguém oferecer energia gerada de alguma forma mais limpa que a atual as pessoas, que boa parte aceitaria pagar um pouco a mais para usar este tipo de energia, não precisa ser nem ao mesmo valor. O povo é consciente, sim! Mas precisa de opções que sejam realmente eficientes. Marketing verde é marketing de resultado também. Tem que provar pra emplacar. Não adianta blá blá blá de que faz e apoia, pra mim isso se inverte se não for seguida de uma política de investimento na renovação de energia, materiais, água, etc.

O que está nas minhas possibilidades eu já faço... faria mais se me oferecessem mais opções. Neste ponto que os esforços devem ser concentrados, em criar opções de substituição. Imediata! Idéias só convencem depois de provadas. Temos que sair da teoria.

Faça sua parte no dia a dia e sem hipocrisia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário