quinta-feira, 14 de julho de 2011

Nova era, mesma lógica.

Tenho observado um erro enorme em tudo que sempre foi falado sobre redes sociais. Vejo que estamos nos aproximando "ilusoriamente" do nosso círculo de contatos, não amigos. Na prática continuamos interagindo com aqueles que sempre tivemos mais afinidade e, apenas em caso de distância geográfica, não mantivemos contato frequente porque não fez sentido pra nossa vida.

Uma falsa sensação de envolvimento social, que gera uma expectativa e necessidade de forçar relacionamentos que não fizeram sentido em épocas passadas. Nada impede que venham a estreitar com o tempo, mas salvo exceções, não é o que tem ocorrido e não é nada diferente de uma vida sem estar nas redes sociais.

Estamos forçando relacionamentos com a agenda telefônica. O que é muito diferente de nos relacionar com amizades, em que não precisamos de "sistemas" para nos ajudar. Encontramos e reencontramos pessoas a todo momento, cabendo a nós manter este relacionamento, sem tanta obrigação de transformar a agenda de contatos num novo círculo de amigos.

A grama do vizinho, por mais verdinha e bem cortada que esteja, nem sempre vai ser atraente pra mim ou quem quer que seja, não adianta postar fotos, vídeos, etc, vai continuar sendo uma grama verde com cara de grama, cheiro de grama, feia igual grama, sem vida igual grama.

As pessoas mudam, eu tenho mudado, mas a nossa essência ao nos relacionar permanece a mesma. Já pensou nisso?

Encontramos tanta gente bacana, super interessantes, mas que reforçam após algum tempo que você é uma pessoa bem relacionada, e só isso, você é bem relacionado. Muitos amigos virtuais não significam nada, nada mesmo, um número ilusório para massagear o ego, já que este é, na minha opinião, o motivador das redes sociais, elevar e destruir o ego das pessoas, tudo dependendo da forma e estratégia que cada um tem para usar estas ferramentas. Cuidado pra não se tornar depressivo, alguns estudos vem mostrando este poder negativo das redes sociais, as pessoas achando que suas vidas são sempre piores que a dos outros. Aquela angústia sem fim.

Não critico o uso, eu uso, mas reflito sempre sobre a real validade de tudo isso, excetuando a agilidade da comunicação. A agenda telefônica e de contatos mais completa que eu já tive...rs

Acho que vale a reflexão. Quem tá comigo está dentro e fora da rede.

#Bjometuita

Um comentário:

  1. Caro Luiz Santin, navegando pela internet, acabei achando teu blog, sou Gladimir, moro em Erechim,Rs, estou fazendo uma genealogia da familia Santin, gostaria de trocar informações contigo. Abraço. Gladimir José Santin ( facebook) e gladimirsantin@yahoo.com.br - Erechim - Rs

    ResponderExcluir