sábado, 13 de novembro de 2010

Por que e quando terceirizar a gestão de serviços que não são atividade-fim da empresa?

A terceirização da execução de serviços é uma prática bastante antiga, são terceirizados desde o transporte, segurança, vendas, recrutamento, manutenção, até a própria produção da empresa. Darei foco a terceirização da "gestão" de alguns serviços, aqueles que não são considerados estratégicos para a empresa. Claro, existe variação de empresa para empresa, mas em geral são os serviços de telecomunicações, suporte de informática, outsourcing de impressão, gerenciamento de frotas, comunicação, enfim, são muitas as possibilidades.

Terceirizar é contratar uma empresa para executar atividades que não fazem parte da atividade-fim da empresa. Até aí, ok. Conceito antigo e bastante difundido. E a gestão? Quem vai gerir esta prestação de serviços? Essa equipe ou pessoa é a melhor para cuidar de todas estas atividades? Ela está no dia a dia do mercado para verificar as melhores prática e faz benchmark em outros segmentos, países, etc? Quanto custa este recurso (funcionário + custos que ele consome)? Este investimento no funcionário te garante um profissional especialista e diferenciado para gerir este recurso/custo?

Algumas perguntas devem ser feitas para avaliar se faz sentido terceirizar a gestão de um serviço:

- Esta atividade de gestão faz parte da atividade-fim da sua empresa?
- Os custos com este serviço tem aumentado nos últimos 2 anos e são difíceis de serem controlados/auditados?
- O suporte técnico das empresas prestadoras do serviço é ruim e você precisa criar uma estrutura interna para geri-lo?
- Existe muita reclamação interna sobre a qualidade do serviço ou dos seus gestores?
- É difícil prever mudanças, atualizações ou oportunidades de renegociações e quando devem ser feitas?
- Tem a necessidade de informações com melhor qualidade para tomada de decisões?
- Necessita utilizar os funcionários que atualmente gerem o serviço para preparar a empresa para um crescimento?
- Possuem áreas de controle que, por anos, não conseguem implementar processos eficazes e/ou eficientes?

Neste processo de terceirização da gestão dos serviços que não são atividade-fim da empresa, é muito importante que as empresas contratadas sejam verdadeiramente parceiras, que tenham comprometimento no atingimento dos objetivos de mercado da empresa contratante. Receio com a exposição de informações pode ser garantido e segurado com um termo de confidencialidade. Exija antes de contratar. Busque a melhor alternativa e delegue, os ganhos com o foco da empresa nas suas atividades-fim são consideráveis.

Temos visto uma ótima receptividade das empresas neste ponto, todas buscam reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços e a grande maioria tem problemas recorrentes, muita dificuldade na gestão/auditoria do que é pago e dizem investir muito tempo útil para resolver problemas e controlar o que não é foco da empresa.

O ganho financeiro varia de 20% a 50% de redução nos custos, sem levar em conta a melhoria da produtividade dos funcionários e ganhos de qualidade na prestação de serviços. Faça contratos baseados em success fee. Não tenho dúvidas que o resultado será atingido e sua empresa atingirá um nível de profissionalismo que não possuía anteriormente.

Proponho uma reflexão e avaliação.

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